segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"As Pessoas Cagam Para Os Poetas"



Chico Buarque - "Uma Palavra"
*

Mais uma obra de arte surge, essa orgulhosamente feita em território nacional.

"Palavra (En)Cantada" (de Helena Solberg, Brasil 2008) é um documentário que se equilibra sobre a tênue linha entre a poesia e a música.

Grandes mestres da música brasileira, como Chico Buarque, Lenine, Maria Bethânia e Adriana Calcanhotto se revezam com outros músicos não tão conhecidos (entre eles Lirinha, vocalista do sensacional Cordel do Fogo Encantado) e com estudiosos para dissertar sobre o tema "Toda letra de música é poética? E toda poesia pode ser musicada?" Chico diz não à primeira pergunta, e Zélia Duncan diz sim à segunda.

O filme por si só já é uma poesia, embalada por belas canções. Entre os poetas citados estão João Cabral de Melo Neto e a reclusa Hilda Hilrt, autora da maravilhosa frase que entitula meu post de hoje. Ah, preciso destacar a sabedoria de Jorge Mautner e a loucura de Tom Zé, que dão um tom absurdamente genial ao doc (sem desmerecer os outros, sem os quais esse belo resultado seria impossível). Pra encerrar, quero dizer que não é necessário gostar de poesia pra gostar desse filme, mas é indispensável gostar de música boa (lê-se música brasileira de QUALIDADE). Estou torcendo pra "Palavra (En)Cantada" levar o Prêmio Redentor esse ano... aplausos para Helena Solberg! É muito bom saber que nem só de violência e favela vive o cinema brasileiro.

0 comentários:

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru