The Zutons - "Secrets"
*

Hoje fiz minha estréia no Festival do Rio 2008 assistindo ao filme "Queime Depois de Ler" (Burn After Reading, de Joel e Ethan Coen, EUA 2008). Na mesma sessão que eu, no Cine Odeon, estavam Malu Mader, Tony Bellotto e o casseta Hélio de La Peña. Mas é claro que isso não vem ao caso.

Mais nova invenção dos irmãos Coen, Queime Depois de Ler arrasa com os maiores clichês dos filmes de espionagem, mostrando uma CIA confusa e desonganizada que sequer sabe o que está investigando. Aliás, a cena inicial do filme é o maior de todos os clichês do gênero. Tudo começa quando o ex-agente alcoólatra decide escrever um livro de memórias contando os podres da agência. Os escritos acabam caindo em mão erradas, mas nem tanto, depois que sua esposa surrupia os arquivos do computador. Não, não vou contar detalhes.

Um elenco brinlhante atua de forma impecável. John Malkovich é o agente, Tilda Swinton é a esposa estressada dele. Geroge Clooney é um polícial boboca e garanhão, amante de Tilda e de Francis McDormand, que é uma secretária de academia paranóica e obcecada pelo corpo. Ah, e Brad Pitt é o hilário amigo dela, um personal-trainer gay e super atrapalhado. Vale a pena assitir.
Até amanhã, com "Sujos e Sábios" (Filth and Wisdom, de Madonna, Reino Unido 2008) e "Vocês, Os Vivos" (Du Levande, de Roy Anderson, Suécia/Alemanha 2007).
0 comentários:
Postar um comentário